A primeira a gente nunca esquece.

Semana passada eu recebi minha primeira meme (Não sabe o que é? Joga no Google) da Carla. Ela me passou via comentário e eu aceitei o desafio. Mas compartilho com ela: Só cinco? Ela me passou a responsabilidade de listar os meus 5 melhores livros de todos os tempos e é lógico que ficarão muitas coisas de fora. Optei apenas por literatura. Optei, não pelos melhores, mas pelos que fizeram parte de bons momentos. Então vamos lá:

01. Fim: Notas sobre os Últimos dias do Império Americano (G. A. Matiasz) Estou a tempos pra escrever uma resenha deste livro e por motivos diversos acabo deixando para depois. É um livro que mistura ficção científica e thriller polí­tico sem medo e acaba dando super certo. Aliás, muitos acreditam (e acho que possa ser verdade) que a ficção cientí­fica à a única literatura de “idéias”. Um romance de ficção científica muito realista e com uma análise profunda do futuro do anarquismo.

02. O Senhor dos Anéis [a trilogia] (J. R. R. Tolkien) Além de tudo o que se sabe sobre o livro e sobre o Sr. Tolkien, esse é um daqueles livros que eu quero ler e reler sempre que der e puder. Mágico, cheio de figuras míticas, fantásticas e canções belas. Sem contar o trabalho do cacete que deu pra criar um mundo novo, lí­nguas novas e tudo mais.

03. Admirável Mundo Novo (A. Huxley) Li na minha adolescência e foi um dos livros que mudaram minha vida (clichê, brega, mas verdade). Mudou minha visão de mundo, auxiliou nas minhas reflexões polí­ticas e sociais. Fez-me ver o humano diferente, sem máscaras. Um clá¡ssico que vale muito a pena ler (optei por esse em detrimento de 1984 do Orwell por motivos indecifráveis, pois ambos tiveram papéis semelhantes na minha adolescência).

04. O lobo, o bosque e o homem novo (Senel Paz) Indicado por uma pessoa muito especial, ess foi um livro que devorei! Cenário: Cuba; personagens: homossexuais cristãos; argumento: tensão entre eles e o regime. Virou filme e tudo ( o filme é uma obra de arte). Pouco mais de cem páginas que me deixaram com o coração na mão, um nó na garganta e um grito encurralado.

05. Heliogabalo ou o Anarquista Coroado (Antonin Artaud) Um livro que me chegou muito despretensiosamente às mãos, no entanto se tornou uma espécie de í­cone anarquista para mim. Artaud põe sua alma, seu sangue, sua carne, sua crueldade, seu humano em tudo que escreve, seja teatro, literatura ou teoria e isso me atrai muito.

Depois de cumprida a árdua tarefa, cabe agora repassar esta meme (ainda não sabe o que é? Ok, leia aqui) e toda a responsabilidade que ela carrega para mais cinco pessoas. Os escolhidos então: Bi (para atualizar o blog), Juliane (para ver se ela cria vergonha na cara e atualiza), Vertov (para conhecer um pouco mais seu gosto literário), Cí­ntia (porque alguém que escreve tão bem deve ler bem) e João (porque ele já me indicou muitos livros bons).

11 comentários Comentário via blog

  1. putz, desses aí, so li o senhor dos aneis, mas como se trata de senhor dos aneis, nenhum “Só” é suficiente!

    tolkien mestre !

    Responder
  2. Sim, ela vai tocar no Tim Festival, já está confirmado, mas ainda não se sabe se é no Rio, Sampa ou Curitiba…. Provavelmente Sâo Paulo…

    Responder
  3. Vou te mandar essa música que eu falei, então. Ela vem em Outubro???

    Responder
  4. Ainda não comprei o último CD, tenho escutado os b sides dque o pessoal manda na lista. Estou adorando….. Vai no show dela em Outubro no Tim Festival??? Eu vou, com certeza. Já comecei a guardar grana… 🙂

    Responder
  5. O Admirável Mundo Novo não está na minha lista do blog, mas com certeza é um dos melhores que eu já li. Então tu gostas de Björk??? Mas que ótimo!! É tão raro encontrar pessoas que gostem!! Já tens o último cd, Volta? Estou apaixonada por the dull flame of desire… bjs

    Responder
  6. eu PRECISO ler Admiravel Mundo Novo, mas li o 1984. Trilogias do SDA é muito bom!! e os outros num conheço mas vou pegar como dica pros proximos ^^

    beijocasss

    Responder
  7. Anderson

    fala dani! enqt nos falamos no msn, deixo o recado aqui, auhauah, bah, tu troco mtos os livros q tu tinha dito ontem, hehehe, depois nos falamos, beijao, ate!

    Responder
  8. João

    meme aceito! assim que possível o farei…

    😉

    bjusssss

    Responder
  9. Fabio

    Parabéns pelo Blog, está muito bonito e interessante, mas esta história de buscar no google quero apenas dizer algo a respeito: NÃO GOSTEI!!! Hehehe. Beijos

    Responder
  10. Téifi

    Mó legal esse negócio de Meme, mas difícil de selecionar. Eu, agora, estou meio distanciada da leitura e os últimos livros que li foram mais por obrigação mesmo :~
    ;*

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge