Estatísticas do blog

Arquivos

Flickr

Livros e a biblioteca

A Última Trincheira, de Fábio Pannunzio

A Última Trincheira

A Última Trincheira é um livro sobre um assunto delicado, pouco falado e rodeado de preconceitos: as Forças Armadas Revolucionárias Colômbia–Exército do Povo (em castelhano Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia–Ejército del Pueblo), conhecida com FARC. Muita gente já ouviu falar das FARC e provavelmente matérias jornalísticas na televisão ou em revistas e jornais impressos preconceituosas e marcadas por uma parcialidade velada (afinal todo jornal ideologicamente conservador gosta de proclamar aos quatro ventos que é imparcial) e carregados de um tom acusador.

A intenção de Fábio Pannunzio em seu livro é justamente desmistificar e dispersar essa nuvem ideológica e preconceituosa que encobre as FARC. Em nenhum momento ele defende o grupo guerrilheiro da Colômbia, no entanto ele deixa claro as razões da existência de uma guerrilha não oficial no país e os motivos pelos quais ela se mantém por décadas. O jornalista conseguiu entrar em um acampamento, conversou com cocaleiros, tentou abordar o assunto mais delicado para os membros da guerrilha: a coca (e consequentemente o narcotráfico). Ele escreveu sobre a contrapartida do governo colombiano à guerrilha, o Exército e os grupos paramilitares.

Seu livro surgiu de uma reportagem e é também ficção. Ele mistura histórias reais que ele próprio vivenciou, com nomes, situações e outras histórias que são ficção, mas baseadas em histórias reais de colombianos vivendo na miséria e com medo. Eu confesso que antes de ler eu pensava se tratar de um livro massante, chato e também carregado dos preconceitos que já mencionei, entretanto fiquei surpresa logo nas primeiras páginas com a fluidez do texto de Pannunzio e a maneira ao mesmo tempo simples, didática e séria com que ele trata esse assunto importantíssimo para conhecer a história e a realidade latino-americana.

Esse é um livro que recomendo a todos. pois ele é esclarecedor e os relatos são bastante emocionantes. E o final dele me deixou com aquele nó na garganta que sempre aparece quando me deparo com alguns acontecimentos de nossa História.

A Última Trincheira
Fábio Pannunzio
219 páginas
Editora Record
Skoob | Submarino
[xrr rating=4/5]

Desafio Literário 2011

Esse texto faz parte do projeto de blogagem coletiva Desafio Literário 2011, proposto pelo blog Romance Gracinha. A resenha corresponde ao mês de Maio, cujo objetivo é ler um livro-reportagem.

Confira no blog do desafio as resenhas dos outros participantes para este mês. Ou descubra quais foram as minhas escolhas.

Participe, comente, leia.

Gostou da ideia? Siga o @DL_2011 no twitter.

Aproveita e segue a equipe do Desafio Literário 2011 no twitter também:

@vivi, @danihaendchen, @queromorarlivr e eu, @clandestini.

Confira as outras leituras feitas para o Desafio Literário 2011:

Janeiro:
Coraline, Neil Gaiman
Memórias da Emília e Peter Pan, de Monteiro Lobato

Fevereiro
Che Guevara – a vida em vermelho, de Jorge G. Castañeda
O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira

Março
As Brumas De Avalon Livro 1 – A Senhora Da Magia, de Marion Zimmer Bradley
As Brumas De Avalon Livro 2 – A Grande Rainha, de Marion Zimmer Bradley

Abril
O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
O Restaurante no Fim do Universo, de Douglas Adams
A Vida, o Universo e Tudo Mais, de Douglas Adams

Deixe um comentário pelo Facebook


5 Comments

  1. […] livro que me surpreendeu: A Última Trincheira, de  Fábio Pannunzi. Eu li pensando que não seria bom. Estava na minha estante e resolvi […]

  2. […] A Última Trincheira, de Fábio Pannunzio Esqueleto na lagoa verde, de Antonio […]

  3. […] A Última Trincheira, Fábio Pannunzio […]

  4. […] A Última Trincheira, de Fábio Pannunzio Esqueleto na lagoa verde, de Antonio Callado GOSTOU DESTE TEXTO? […]

  5. Vivi

    Esse temática tem sido excelente para desmistificar e esclarecer as informações que circulam por aí de forma nebulosa. Excelente dica e ótima resenha! Bjs


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: