A Vida, O Universo E Tudo Mais

A Vida, O Universo e Tudo Mais

No terceiro volume da trilogia de quatro volumes que na verdade são cinco, Douglas Adams vai a fundo na sua crítica e usa os temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit como paródia das guerras e das teorias racistas daqui mesmo, do planeta Terra, que infelizmente andam tão em voga em certos grupos pelo mundo. Os habitantes do paneta Krikkit pretendem destruir o Universo simplesmente porque eles não aceitam nada que seja diferente deles.

Enquanto isso, Arthur Dent, que ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica, e Ford Prefect, também na mesma situação, são resgatados por um sofá perdido no tempo e retornam para o dia anterior a destruição da terra no meio de um campo de críquete, durante uma partida. Daí para frente diversas viagens no tempo, vinganças e separações do grupo ocorrem na tentativa de salvar o planeta, tarefa liderada por Slartibartfast que veio resgatar um objeto muito importante para impedir a destruição do Universo e acaba resgatando a dupla que acabou de viajar alguns milhões de anos no tempo.

Nesse volume o tema é bastante profundo e portanto a leitura é um pouco mais densa que nos dois primeiros. O sarcasmo presente nos anteriores ainda é marca do autor neste livro, mas dessa vez mais sutil e difícil de perceber. É preciso uma leitura mais concentrada. Eu confesso que demorei um pouco mais para terminá-lo, mas não achei ele um livro confuso como já li em algumas resenhas. Pelo contrário acho que ele aborda o tema da intolerância de uma maneira bem didática, no entanto ele é realmente mais complicado que seus antecessores.

A leitura não é tão fluida como nos livros anteriores, porém esse motivo não pode ser considerado com impedimento para a leitura desse e dos próximos volumes. É importante prestar atenção nos detalhes. Além disso, as inúmeras viagens no tempo e espaço são o grande destaque da obra. Eu que sou fã dessas viagens fiquei muito feliz em ver que Douglas Adams usou e abusou do recurso.

A Vida, O Universo E Tudo Mais
Douglas Adams
224 páginas
Editora Sextante
Skoob | Submarino
[xrr rating=4/5]

Desafio Literário 2011

Apesar do atraso, esse texto faz parte do projeto de blogagem coletiva Desafio Literário 2011, proposto pelo blog Romance Gracinha. A resenha corresponde ao mês de Abril, cujo objetivo é ler um livro de Ficção Científica.

Confira no blog do desafio as resenhas dos outros participantes para este mês. Ou descubra quais foram as minhas escolhas.

Participe, comente, leia.

Gostou da ideia? Siga o @DL_2011 no twitter.

Aproveita e segue a equipe do Desafio Literário 2011 no twitter também:

@vivi, @danihaendchen, @queromorarlivr e eu, @clandestini.

Confira as outras leituras feitas para o Desafio Literário 2011:

Janeiro:
Coraline, Neil Gaiman
Memórias da Emília e Peter Pan, de Monteiro Lobato

Fevereiro
Che Guevara – a vida em vermelho, de Jorge G. Castañeda
O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira

Março
As Brumas De Avalon Livro 1 – A Senhora Da Magia, de Marion Zimmer Bradley
As Brumas De Avalon Livro 2 – A Grande Rainha, de Marion Zimmer Bradley

Abril
O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
O Restaurante no Fim do Universo, de Douglas Adams

Deixe um comentário pelo Facebook

Written by

Cat lady, bookworm, roller derby, vegan, professora de história, amante de histórias. apaixonada por cinema, séries e tem uma baita queda por histórias de zumbis.

2 comments / Add your comment below

- Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta.

- Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos.

- Comentários ofensivos, escritos totalmente em letras maiúsculas, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.

- Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: