Feliz dia do Historiador.

Peter Burke
Peter Burke - historiador

A função do Historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer. (Peter Burke – Historiador francês)

A profissão de Historiador ainda não existe, mas já temos um dia dedicado aos profissionais da História. A Lei que criou o Dia do Historiador é de autoria do Senador Cristovão Buarque (LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009). O dia 19 de Agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco era Historiador além de político, diplomata, jurista e abolicionista.

No Legislativo já tramita o Projeto que garante o reconhecimento da profissão. Na página da ANPUH é possível acompanhar as informações sobre o assunto, além de poder acessar o próprio Projeto de Lei.

Como no final do ano entrego meu Trabalho de Conclusão de Curso e em seguida vem a formatura e serie licenciada em História, eu já me considero agraciada por este dia.

E a própria História enquanto disciplina passa por um momento bastante positivo. O número de publicações de divulgação científica – revistas de História publicadas regularmente e encontradas em todas as bancas do Brasil – aumentam a cada dia, muitos programas e canais com a programação inteira dedicada aos temas da História também crescem e muitos livros de história atingem números de venda invejáveis.

Só o mercado que anda meio desvalorizado e superlotado…

Deixe um comentário pelo Facebook

3 comments / Add your comment below

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: