O Guia do Mochileiro das Galáxias, Episódio 3

Continuando com a série de textos sobre a série televisiva d’O Guia do Mochileiro das Galáxias:

Episódio 3

Exibido no dia 19 de Janeiro de 1981.

Nesse episódio o grupo de viajantes chega ao planeta Magrathea, um planeta que que tornou-se lendário e sua existência é discutida entre os membros da tribulação da nave Coração de Ouro.

A insistência de Zaphod sobre a existência do planeta e o fato de ele estar ali, bem diante de seus olhos os leva a tentar pousar na superfície de Magrathea. Eles são surpreendidos com uma gravação de agradecimento pelo interesse nos serviços que a população daquele planeta prestava, porém não estavam mais atuando no mercado intergaláctico. A mensagem pedia para que se retirassem. A instência no pouso fez a mensagem repetir até a ameaça de bombardeio com um mísseis nucleares já apontados na direção da nave.

Escapar parece deveras improvável e o pavor de todos a bordo é um momento ímpar no episódio. Interessante a ênfase que o narrador dá para o fato de que no processo ninguém teve ferimentos exceto um dos tripulantes, o qual não seria revelado pois não faria diferença para o desenrolar da história.

Arthur instintivamente aperta o botão do Gerador de Improbabilidade Infinita. Uma solução instântanea, que transforma os mísseis em um vaso de petúnias e uma baleia cachalote – e a tentativa de auto conhecimento da baleia nos poucos segundos que a separam do inevitável encontro com a superfície do planeta é ótima.

Finalmente Coração de Ouro pousa e o peculiar grupo sai da nave. É a primeira vez que temos “cenas externas” desde a destruição da terra. Magrathea possui uma superfície sem vida, cinza e nada atrativa para os visitantes. Mas o grupo encontra uma entrada para o subterrâneo, onde os habitantes do falecido planeta viviam e resolvem adentrar deixando Marvim e Arthur, que acaba encontrando Slartibartfast.

Crédito: BBC

Slartibartfast leva Arthur num passeio na fábrica subterrânea, mostrando o mais recente projeto dos habitantes de Magrathea: o Planeta Terra Dois. Arthur fica sem entender absolutamente nada. Como assim a Terra foi destruída e agora está sendo reconstruída?

Fica para o próximo episódio.

Não esqueça de ler o texto geral sobre a série e sobre os episódio 1 e 2!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge