O trecos & trapos na mídia

O trecos & trapos esteve presente em outra matéria da mídia.  Primeiro foi  para o site DNA Mulher, com a matéria Diário virtual. Agora no jornal impresso chamado Jornal Local, lá de Campinas – SP.

No mês passado recebi um email super fofo da Mariana Dorigatti pedindo para responder algumas perguntas por email sobre blogs. Eu aceitei e agora no mês de novembro a matéria A Era Blog saiu.

Agradeço pela lembrança e pelo convite à Mariana e ao Jornal Local. Muito obrigada. Foi muito legal ver meu nome ali: a blogueira Daniela Soares soa tão bacana. Fiquei deslumbrada sim, e daí?

Clique para ampliar e veja o scan da matéria, enviado pela Mariana.

Scan da matéria que menciona o trecos & trapos.

Segue a entrevista na íntegra:

Conte um pouco sobre a história do seu blog, como teve a ideia, há quantos anos existe, quantos acessos tem, etc.

O trecos & trapos começou em 2006, mas antes disso eu já tinha blogs em servidores gratuitos espalhados por todo lugar. A idéia dos meus blogs sempre foi escrever sobre o que eu gosto. E como eu não sou uma expert em muitas das coisas que eu escrevo, o blog acaba sendo um canal para compartilhar minha opinião sobre os assuntos. O trecos & trapos foi nascendo da idéia de misturar meu lado nerd com meu lado retro. Nele falo sobre o que vejo e o que leio.

Você acredita que os anunciantes estão cada vez mais interessados em blog?

Acredito que os anunciantes estão muito interessados nos blogs sim, mas infelizmente ainda tem muito anunciante querendo tirar vantagem dos blogueiros. Isso já aconteceu muito comigo. Como os blogs são geralmente pessoais, não são empresas, registradas e tudo mais, é muito comum ver o pessoal trocando anuncio por produto e muitas vezes ficar até sem receber o tal produto. Acho que falta os anunciantes perceberem que o blog não é um meio mais barato (e porque não eficiente) de vender, o blog é outro meio de anunciar, e deve ser tratado com o mesmo profissionalismo que os jornais, revistas e etc são.

Porque as pessoas se interessam tanto pela opinião dos blogueiros?

Acho que as pessoas vêem no blog um espaço de opinião mias verdadeiro, onde os blogueiros não têm limites editoriais ou são mascarados pela falsa parcialidade dos grandes veículos da mídia.

O que o leitor de blogs gosta de ver? Consegue traçar um perfil?

Acho que o leitor de blog gosta de ver blogs que o tratam com respeito. Eu sou blogueira, mas sou leitora de blog há muito mais tempo. E tem blog que eu não suporto, porque falta com respeito com quem eu sou.

Você tenta manter o seu leitor informado sobre os acontecimentos políticos e sociais?

Eu tento me manter informada. Não sei se os blogs têm essa obrigação, mas eu faço o máximo possível para deixar claro minhas opiniões acerca daquilo que acontece no mundo.

Os blogs geralmente misturam entretenimento e informação. Essa é a receita da popularidade dos blogs?

Acho que a receita da popularidade dos blogs está na criatividade. Se misturar entretenimento e informação de forma criativa funciona.

Qualquer um pode criar um blog de sucesso, independente se for de humor ou não? Que dicas você dá?

Eu sinceramente não gosto dos blogs de humor. Portanto acredito sim que os blogs podem fazer sucesso sem descambar para esse lado. A dica que eu dou é sempre respeitar o leitor. Deixar claro suas opiniões e manter um posicionamento firme, mas sem desrespeitar. E acreditar naquilo que está escrevendo. Alem disso acho importante gostar do assunto que escolheu para ser tema do blog. Não adianta escrever sobre o que não gosta, fingindo que gosta. A não ser que o blog tenha o objetivo de demonstrar o porque não gosta de tal coisa.

Os blogs representam o futuro nos meios de comunicação? Como você enxerga os blogs daqui a alguns anos?

Não sei se os blogs serão o futuro, mas estarão muito mais fortes no futuro. Acho que daqui pra frente a popularidade dos blogs tende a crescer, a comunicação ficará cada vez mais independente. E isso eu acho super bacana.

Deixe um comentário pelo Facebook

8 comments / Add your comment below

Deixe uma resposta

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: